Clube do Honda HR-V Brasil
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Luter




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MensagemAssunto: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Set 17 2015, 10:20

Olá pessoal ! Esta mensagem é para alerta-los da fragilidade da lataria do HR-V, e obviamente tomarem os cuidados necessários. Imaginem que nesse último final de semana tropecei em um objeto que estava no chão, não mais de 1 metro do carro, e fui de ombro de encontro ao paralama dianteiro do carro. Para minha surpresa, aliás, fiquei apavorado, a lataria entrou. Foi um tremendo susto. Então fica o alerta, não deixem nada próximo e passem bem longe do HR-V. Abs, Luter.
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Eduardo




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Set 17 2015, 11:38

Adorava meu HR-V mas essa era uma coisa que sempre me incomodou no carro. A lataria fina e o monobloco frágil, com pouca resistência a torção. Agora tenho outro carro que é justamente o oposto. Parece um tanque de guerra. O HR-V ganha fácil em quase tudo dele mas neste aspecto em particular sai perdendo feio.
O HR-V padece do mesmo mal do Ecosport. Um carro com uma proposta SUV deveria obrigatoriamente ter uma estrutura mais robusta mesmo que seja mais voltado para o uso urbano.
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JFK




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Set 17 2015, 15:27

Rapaz...mas deve ter sido um tombo feio.Não se machucou? Deu pra voltar a lata ou ficou a mossa?
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Lipin

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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySex Set 18 2015, 12:00

e o meu já tem um amassadinho de portada dos outros Evil or Very Mad
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alex fla




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySex Set 18 2015, 14:13

ola pessoal!
em se falando de lataria, concordo com vcs, vejo e sinto essa fragilidade em questão, por isso não hesitei em colocar o friso de portas originais que apesar de ser um roubo na concessionaria!!, ele protege bem e tem um visual bonito!! e os paralelos eh só para estética!! esses dias estava em uma loja de conveniência e um senhor parou encostado , qdo ele abriu a porta escutei uma batida forte, chegou ate dar uma marcada no friso!!, ali naquele momento tive a certeza que fiz a coisa certa em colocar o friso da lateral, qdo para em shoppings e supermercados eu fico bem mais tranquilo!!

abraços à todos!!
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Luter




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySex Set 18 2015, 16:18

JFK escreveu:
Rapaz...mas deve ter sido um tombo feio.Não se machucou? Deu pra voltar a lata ou ficou a mossa?

Olá "JFK", não cheguei a cair. Foi como um desequilíbrio, tropecei, e fui pra cima do carro (paralama). Deu para volta a "lata" sim, mas ficou a mossa de uns 10cm. Abs, Luter
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fhpm

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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySáb Nov 28 2015, 19:59

alex fla escreveu:
ola pessoal!
em se falando de lataria, concordo com vcs, vejo e sinto essa fragilidade em questão, por isso não hesitei em colocar o friso de portas originais que apesar de ser um roubo na concessionaria!!, ele protege bem e tem um visual bonito!! e os paralelos eh só para estética!! esses dias estava em uma loja de conveniência e um senhor parou encostado , qdo ele abriu a porta escutei uma batida forte, chegou ate dar uma marcada no friso!!, ali naquele momento tive a certeza que fiz a coisa certa em colocar o friso da lateral, qdo para em shoppings e supermercados eu fico bem mais tranquilo!!

abraços à todos!!

Fiz a mesma coisa, cansei de estar dentro do meu antigo carro e as  pessoas baterem com a porta nele que não tinha frisos laterais. Agora estaciono tranquilo!
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MANOEL CANDIDO SILVEIRA




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySex Dez 18 2015, 11:31

Olá. A minha também me surpreendeu quando ví acima do capô um amassado de pedra que provavelmente veio de alguma ultrapassagem. Tive que fazer um martelinho e micro pintura. A lataria é frágil mesmo.
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Marcelo_Neuri_Haag




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySex Dez 18 2015, 11:45

Já pensando nisso (e condução/estacionamento na cidade) "abri o bolso" e coloquei na concessionária (entre outros):

Protetor de cárter;
Protetor de para-choque frontal (borracha);
Protetores de para-choque Lateral frontal (borracha);
Protetor de para-choque traseiro (borracha);
Protetores de para-choque Lateral traseiro (borracha);
Protetor de soleira;
Estribo lateral;
Friso das portas (com friso cromado). Mas nesse caso solicitei que o cromado fosse pintado na cor preta;
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brenomarques




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySáb Dez 26 2015, 21:12

concordo...a lateria do HRV eh a mais fragil que ja vi.. chega a ser piada para um carro desse padrao. Seria melhor se tivessem colocado os paralamas dianteiros c o mesmo material plastico que fica acima da placa traseira. Ja viram que a parte supeorior ao puxador da mala eh de plastico,ne?
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JELSON

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MensagemAssunto: FRAGILIDADE DA LATARIA    FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyTer Fev 09 2016, 22:08


CUIDADO COM A SOLEIRA

Olá pessoal , a soleira do hrv é muito fragil , levei o carro no lava rapido e o lavador pisou na soleira e adivinham o que aconteceu . a mesma fez um vinco . muito fraco chega a ser ridiculo .
resolvido com protetor de soleira com led alem de nao aparecer o vinco qualquer um vai ficar com medo de pisar ali e quebrar o mesmo .

a soleira do hrv é larga e sua estrutura (lataria) é muito fraca . façam o teste só de apertar com a mão já da medo de amassar .
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JELSON

JELSON


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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyTer Fev 09 2016, 22:22

Luter escreveu:
Olá pessoal ! Esta mensagem é para alerta-los da fragilidade da lataria do HR-V, e obviamente tomarem os cuidados necessários. Imaginem que nesse último final de semana tropecei em um objeto que estava no chão, não mais de 1 metro do carro, e fui de ombro de encontro ao paralama dianteiro do carro. Para minha surpresa, aliás, fiquei apavorado, a lataria entrou. Foi um tremendo susto. Então fica o alerta, não deixem nada próximo e passem bem longe do HR-V. Abs, Luter.

Luter concordo plenamente com a fragilidade da lataria por isso quero fazer um alerta .

Agora vai até seu carro dê uma apertadinha de leve na soleira só para voce ver a fragilidade da lataria alem de ser uma chapa muito fina é larga . o lavador pisou na minha e fez um vinco. tambem concordo que ali não é lugar para subir ao lavar o teto do carro.
cobri o vinco instalando uma soleira com led , assim quem tiver a intenção de pisar ali vai pensar duas vezes.
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Ordnael




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQua Fev 17 2016, 14:02

É verdade, sem querer exagerar, mais a funilaria do carro parece uma cartolina de tão fina e frágil.
Já tenho um amassado de porta.

E não só a lata do carro mais também a pintura é muito frágil.
Em apenas encostar a porta na parede da minha garagem, quando fechei, percebi que lascou a pintura como se estivesse descascado a tinta. Ainda passei a unha de leve e lascou mais ainda  Mad . Parecia como quando descasca tinta de parede.
Estou quase me convencendo em aplicar uma película transparente no carro todo. só tenho medo de estragar a pintura se precisar tirar depois.
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Madeira




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQua Fev 17 2016, 19:31

Ordnael,

Voce instalou algum tipo de friso de proteção ou borrachões? Te pergunto isso porque eu instalei e os meus sao lotados de marcas......em estacionamentos ninguem respeita....abrem a porta de qualquer jeito e as manobras entao....ridiculas, so param quando encosta. Fdps!

Bty....de acordo com o latin n cap, o HR-V é o carro amsi seguro produzido no Brasil hoje. Ao menos ate que o Golf nacional seja testado.

Vai entender ne!!
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Marcelo_Neuri_Haag




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Fev 18 2016, 07:24

Madeira escreveu:
Ordnael,

Voce instalou algum tipo de friso de proteção ou borrachões? Te pergunto isso porque eu instalei e os meus sao lotados de marcas......em estacionamentos ninguem respeita....abrem a porta de qualquer jeito e as manobras entao....ridiculas, so param quando encosta. Fdps!

Bty....de acordo com o latin n cap, o HR-V é o carro amsi seguro produzido no Brasil hoje. Ao menos ate que o Golf nacional seja testado.

Vai entender ne!!

Bom, eu coloquei todas aquelas proteções que citei mais acima.
Quanto ao fato de ser o carro mais seguro: não seria justamente pelo fato da lataria "ceder" e absorver impactos? Será que é essa a "lógica" que se usa na avaliação? Uma hipótese somente... Shocked
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Seu Lunga

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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Fev 18 2016, 08:42

Oi,

Penso que vale a pena refletir sobre as ponderações feitas pelo Madeira e pelo Marcelo_Neuri_Haag, principalmente para quem costuma ver apenas aspectos negativos com a "fragilidade da lataria".

Madeira: - "(...) de acordo com o latin n cap, o HR-V é o carro amsi seguro produzido no Brasil hoje. (...)".

Marcelo_Neuri_Haag: - "(...) Quanto ao fato de ser o carro mais seguro: não seria justamente pelo fato da lataria "ceder" e absorver impactos? Será que é essa a "lógica" que se usa na avaliação? Uma hipótese somente... (...)".

A hipótese parece valer para os fatos relatados pelo Luter e pelo MANOEL CANDIDO SILVEIRA:

Luter: - "(...) tropecei (...) e fui de ombro de encontro ao paralama dianteiro do carro. (...) a lataria entrou.".

MANOEL CANDIDO SILVEIRA: - "(...) ví acima do capô um amassado de pedra que provavelmente veio de alguma ultrapassagem. (...)"

Tais regiões compõem as "Zonas de Deformação" do veículo (ver figura abaixo).

FRAGILIDADE DA LATARIA 2py2wk3
Fonte: HR-V Manual do Proprietário, p. 29. (adaptada)

Por outro lado, a hipótese parece não explicar plenamente as situações ocorridas com o Lipin, o JELSON e o Ordnael:

Lipin: - "(...) o meu já tem um amassadinho de portada dos outros (...)".

JELSON: - "(...) o lavador pisou na soleira e (...) a mesma fez um vinco (...)".

Ordnael: - "(...) Já tenho um amassado de porta. (...)".

Isso porque, conforme a figura acima, tais regiões fazem parte da "Gaiola de Segurança" do Honda HR-V.

A hipótese explicaria, é claro, caso deformações de portas e soleiras também façam parte do sistema de segurança do automóvel.
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JELSON

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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Fev 18 2016, 12:28

seu lunga realmente é Muito fragil mesmo  , este amassado na soleira da porta do meu hrv  devido a um pisão é demais . nao engoli . cuidado com o de vocês para nao acontecer o mesmo , coloquei uma soleira com led tentando assim  evitar que engraçadinhos subam ali para lavar o teto . apertem ali com a mão e vao ter certeza do que estou falando , muito fragil parece vidro . qualquer carro atual nao tem a soleira tao fragil quanto esta inclusive o renegade que tambem tem uma otima classificação no ncap .


Última edição por JELSON em Seg Fev 22 2016, 21:48, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySeg Fev 22 2016, 21:45

JELSON escreveu:
seu lunga realmente é Muito fragil mesmo  , este amassado na soleira da porta do meu hrv  devido a um pisão é demais . nao engoli . cuidado com o de voçes para nao acontecer o mesmo , coloquei uma soleira com led tentando assim  evitar que engraçadinhos subam ali para lavar o teto . apertem ali com a mão e vao ter certeza do que estou falando , muito fragil parece vidro . qualquer carro atual nao tem a soleira tao fragil quanto esta inclusive o renegade que tambem tem uma otima classificação no ncap .


Obrigado pela opinião e agradeço por reforçar o alerta feito no início do tópico pelo Luter.
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Ordnael




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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySex Fev 26 2016, 11:32

Madeira escreveu:
Ordnael,

Voce instalou algum tipo de friso de proteção ou borrachões? Te pergunto isso porque eu instalei e os meus sao lotados de marcas......em estacionamentos ninguem respeita....abrem a porta de qualquer jeito e as manobras entao....ridiculas, so param quando encosta. Fdps!

Bty....de acordo com o latin n cap, o HR-V é o carro amsi seguro produzido no Brasil hoje. Ao menos ate que o Golf nacional seja testado.

Vai entender ne!!

Então Marcelo_Neuri_Haag, não tenho os frisos laterais, instalei na concessionária apenas os borrachões na frente e atrás.

Não gosto de frisos laterais pela estética, mais estou vendo de colocar uns da belvic (http://www.bevic.com.br/acessorios-externos/friso-personalizado/friso-personalizado-honda-hr-v) que me agradam esteticamente. Só estou em dúvida se será tão eficientes contra as batidas de portas porque não são tão largos quanto os originais.
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MensagemAssunto: NÃO É "FRAGILIDADE" DA LATARIA - É SEGURANÇA! (PROTEÇÃO AOS PEDESTRES)   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyDom Mar 27 2016, 03:16

Luter escreveu:
Olá pessoal ! Esta mensagem é para alerta-los (...) e obviamente tomarem os cuidados necessários. Imaginem que nesse último final de semana tropecei em um objeto que estava no chão, não mais de 1 metro do carro, e fui de ombro de encontro ao paralama dianteiro do carro. Para minha surpresa, aliás, fiquei apavorado, a lataria entrou. Foi um tremendo susto. Então fica o alerta, não deixem nada próximo e passem bem longe do HR-V. Abs, Luter.

Olá, Luter,

Obrigado por nos fazer esse alerta.

No "HR-V - Manual do Proprietário", capítulo "Manutenção", seção "Cuidados com a Aparência", subseção "Limpeza Externa", página 235, há informações sobre esse assunto (grifos meus):

"Carroçaria

Os veículos Honda foram projetados para atender aos mais modernos conceitos de segurança e, portanto, suas carroçarias possuem alta resistência aos esforços mecânicos que o veículo é submetido durante sua utilização, além de componentes que se deformam em caso de colisão, absorvendo parte da energia causada pelo impacto e proporcionando maior proteção aos seus ocupantes.

Outro fator importante é que a característica de deformação dos para-lamas dianteiros e capô é mais acentuada em relação às demais peças da carroçaria, a fim de promover maior proteção aos pedestres em caso de atropelamento.

Assim, esses componentes se deformarão com maior facilidade, caso venham a sofrer solicitações estruturais adversas, como apoio do corpo, pressão manual, impacto de objetos ou chuva de granizo (dependendo da intensidade, se for exposto a uma chuva de granizo, o veículo poderá sofrer avarias nas superfícies expostas da carroçaria)."



Portanto, parece não se tratar de uma verdadeira "fragilidade da lataria", mas sim de um aspecto de segurança. No caso específico, de promoção de maior proteção aos pedestres em caso de atropelamento.

Abraços.
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MensagemAssunto: NÃO É "FRAGILIDADE" DA LATARIA - É SEGURANÇA (PROTEÇÃO AOS PEDESTRES)   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyDom Mar 27 2016, 04:11

MANOEL CANDIDO SILVEIRA escreveu:
Olá. A minha também me surpreendeu quando ví acima do capô um amassado de pedra que provavelmente veio de alguma ultrapassagem. Tive que fazer um martelinho e micro pintura. A lataria é frágil mesmo.

Olá,

Caso no mesmo contexto do post anterior. Na página 235, do "HR-V - Manual do Proprietário", há informações sobre o assunto (grifos meus):

"Carroçaria

Os veículos Honda foram projetados para atender aos mais modernos conceitos de segurança (...)

(...) fator importante é que a característica de deformação dos para-lamas dianteiros e capô é mais acentuada em relação às demais peças da carroçaria, a fim de promover maior proteção aos pedestres em caso de atropelamento.

Assim, esses componentes se deformarão com maior facilidade, caso venham a sofrer solicitações estruturais adversas, como apoio do corpo, pressão manual, impacto de objetos ou chuva de granizo (dependendo da intensidade, se for exposto a uma chuva de granizo, o veículo poderá sofrer avarias nas superfícies expostas da carroçaria)."



Ou seja, parece não se tratar de verdadeira "fragilidade da lataria", mas sim de aspecto de segurança, com o propósito de promover maior proteção aos pedestres em caso de atropelamento.
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SantiagoRJ

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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQua Mar 30 2016, 10:49

Essa é a desculpa mais esfarrapada que já vi em toda minha vida. Se fosse somente na parte frontal do veículo ok, mas a lataria é fina e frágil em todo o carro. Alguém vai ser atropelado pelas portas por acaso?
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MensagemAssunto: Re:   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyQui Mar 31 2016, 05:11

Bom dia,

Embora possível, de fato parece ser pouco provável "alguém ser atropelado pelas portas [do carro]".

O manual apenas informa que a característica de deformação dos para-lamas dianteiros e capô é mais acentuada em relação às demais peças da carroçaria.

Logo, se for tomado como verdade que a carroçaria é fina e frágil, das informações do manual deve-se deduzir que os para-lamas dianteiros e capô deverão ser considerados mais finos e frágeis que as outras partes da carroçaria - isso por questão de segurança, para proteger os pedestres em caso de atropelamento.

Assim, além da tese de haver fragilidade da lataria, há uma outra, de não haver fragilidade nenhuma, mas pelo contrário, de haver força na carroçaria, por ela ser construída com característica de deformação prestigiadora de segurança.

É desse modo que tanto a percepção de fragilidade da lataria quanto a percepção de força da carroçaria se fazem presentes na discussão até o presente momento.

Haveria outras percepções, além dessas duas?

Abraços.
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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptySáb Abr 02 2016, 13:04

Em 05 meses de comprado tenho: descascões na porta do passageiro devido encostar em parede da garagem, amassões de leve na porta e na parte superior como se algo tivesse pressionado ou caído, e arranhões de flanela após lavagem; mesmo tendo colocado frisos, estribos, protetores de para choque dianteiros e traseiros e fazer manutenção da pintura mensalmente, o que me leva a crer que essa fragilidade da lataria e da pintura vão além de simples mecanismo de segurança.
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MensagemAssunto: Re: FRAGILIDADE DA LATARIA   FRAGILIDADE DA LATARIA EmptyDom Abr 03 2016, 16:03

Boa tarde,

A carroçaria vai além dos mecanismos de segurança por muito provavelmente também estar relacionada a aspectos de desempenho e economia de combustível do veículo.

É preciso lembrar que o Honda HR-V sozinho, sem condutor e passageiros, tem Peso Bruto Total de 1.740 quilos - ou seja, aproximadamente 1,7 toneladas - que precisam ser deslocados de forma eficiente e com economia.

Abraços.
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