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Seu Lunga

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MensagemAssunto: Confira a pontuação dos carros nacionais testados pelo Latin NCAP   Confira a pontuação dos carros nacionais testados pelo Latin NCAP EmptySex Nov 20 2015, 18:03

"Confira a pontuação dos carros nacionais testados pelo Latin NCAP

Listamos os 12 modelos fabricados no Brasil e vendidos no mercado de carros zero atualmente submetidos a crash tests e explicamos suas respectivas avaliações

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

Em junho, o Latin NCAP, instituição que testa a segurança de veículos fabricados e vendidos na América Latina, revelou uma nova bateria de testes. Nela, o Jeep Renegade conquistou cinco estrelas na proteção para adultos e para crianças, tornando-se o primeiro carro produzido no Brasil a conseguir a nota máxima em ambos os crash tests. Até então, quem mantinha o status de carro com melhor pontuação era o Volkswagen up!, com cinco estrelas para adultos e quatro para crianças.

Hoje, os veículos são classificados em relação à proteção para adultos a partir do desempenho no teste de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada. Nele, é avaliado o efeito da colisão em pessoas de tamanhos e pesos distintos.

Para a avaliação e qualificação da proteção aos passageiros infantis, o Latin NCAP usa dummies que representam crianças de um ano e meio e três anos de idade. Entre os quesitos levados em consideração está a clareza das instruções de instalação das cadeirinhas. É preciso, por exemplo, que a montadora indique no modelo que o motorista nunca deve colocar uma cadeira infantil com a criança virada para trás no banco dianteiro com o airbag do passageiro ativado.

Regras mais exigentes

Em 2016, o Latin NCAP terá requisitos mais exigentes. Para receber pelo menos quatro estrelas, o carro testado deverá ser equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESC), que será submetido a uma avaliação de desempenho. Para receber cinco estrelas, o veículo deverá se sair bem nos impactos frontais, laterais e de poste, além de ter o controle de estabilidade aprovado.

Aquele modelo que pontuar zero estrela nos testes de colisão frontal ou lateral receberá classificação geral de zero estrela, independente do desempenho em outros requisitos. No teste de impacto lateral, também serão instaladas duas cadeirinhas com dummies criança para verificar a proteção infantil nesse tipo de impacto. Hoje, ela é testada no impacto frontal.

Classificação atual

Listamos em ordem cronológica todos os carros fabricados no Brasil e vendidos atualmente no mercado de veículos novos testados pelo Latin NCAP. Conforme indica o órgão, os carros foram testados com airbag duplo, mas não necessariamente com freios ABS, o que alteraria o resultado. Confira abaixo a pontuação de cada um e explicação para os principais motivos que levaram à classificação.

1) Volkswagen Gol pré-reestilização com airbag duplo (testado em agosto de 2010) - três estrelas em proteção de passageiros adultos e duas estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: os airbags ofereceram uma boa proteção à cabeça dos ocupantes, mas a proteção para o peito do motorista foi marginal. Foram achadas estruturas perigosas na área do painel que poderiam impactar os joelhos do ocupante. A proteção da parte inferior das pernas do motorista foi pobre, devido ao deslocamento dos pedais e à má atuação do compartimento para pés e do chão.

Passageiro infantil: o desempenho dinâmico da cadeirinhas infantis foi adequado, mas as instruções de instalação eram insuficientes.

2) Volkswagen Polo com airbag duplo (testado em agosto de 2012) - quatro estrelas em proteção de passageiros adultos e três estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: a cabeça dos ocupantes ficaram bem protegidas pelos sistemas de retenção. Foram observadas estruturas perigosas na área do painel e do console central
que poderiam impactar os joelhos dos passageiros.

Passageiro infantil: a cadeirinha com Isofix para a criança de três anos foi capaz de evitar um movimento para frente, oferecendo boa proteção. A cadeirinha presa com cinto para a criança de um ano evitou deslocamento para frente. As instruções de instalação foram suficientes, mas o carro não alertava sobre o risco de instalar a cadeirinha da criança virada para trás no banco do ocupante dianteiro com o airbag do passageiro ativo.

3) Toyota Etios com airbag duplo (testado em outubro de 2012) - quatro estrelas em proteção de passageiros adultos e duas estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: a cabeça dos ocupantes ficou bem protegida pois ambos os cintos contam com pretensores. Foram observadas estruturas perigosas na área do painel que impactar os joelhos dos passageiros.

Passageiro infantil: a cadeirinha para a criança de um ano evitou o deslocamento para frente, mas o dummy de três anos ultrapassou o limite de excursão para frente. As instruções de instalação das cadeirinhas foram suficientes, mas o carro não advertia sobre riscos de colocar a cadeirinha com a criança virada para trás no banco dianteiro com o airbag do passageiro ativo.

4) Hyundai HB20 com airbag duplo (testado em julho de 2013) - quatro estrelas em proteção de passageiros adultos e três estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeça e pescoço dos ocupantes obtiveram boa proteção e área dos pés ficou quase sem deformações. O mesmo resultado pode ser levado em consideração para HB20S e o HB20X. Vale lembrar que esse resultado é válido para unidades do modelo fabricadas a partir de 5 de agosto de 2013. Antes, o HB20 havia recebido três estrelas na proteção de adultos e um para proteção infantil.

Passageiro infantil: graças ao uso dos sistemas de retenção infantil e das cadeirinhas Isofix, evitou-se o deslocamento para frente das crianças de três anos e um ano e meio. O veículo advertia sobre riscos de colocar a cadeirinha com a criança virada para trás no banco dianteiro com o airbag do passageiro ativo, mas não o suficiente para critérios do Latin NCAP.

5) Ford EcoSport com airbag duplo (testado em novembro de 2013) - cinco estrelas em proteção de passageiros adultos e três estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: a cabeça dos ocupantes recebeu boa proteção. Foram observadas estruturas perigosas na parte do painel que poderiam impactar os joelhos dos passageiros. O habitáculo foi considerado estável. Vale lembrar que o resultado é válido para unidades do EcoSport fabricadas a partir de agosto de 2013. Antes disso, o modelo havia recebido quatro estrelas na proteção de adultos.

Passageiro infantil: cadeirinhas infantis com Isofix conseguiram evitar deslocamento para frente tanto das crianças de três anos quanto das de um ano e meio. As instruções de instalação eram satisfatórias. O veículo advertia sobre perigos associados à instalação de uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo, mas não o suficiente para os critérios do Latin NCAP.

6) Volkswagen up! com airbag duplo (testado em janeiro de 2014) - cinco estrelas em proteção de passageiros adultos e quatro estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeça e pescoço dos ocupantes receberam boa proteção. O nível de segurança foi similar para passageiros de diferentes tamanhos, sentados em diferentes lugares e a área dos pés ficou quase sem deformações. A carroceria foi considerada estável.

Passageiro infantil: as cadeirinhas com Isofix para crianças de três anos e de um ano e meio evitaram deslocamento para frente e suas instruções de instalação eram aceitáveis. O veículo advertia sobre perigos associados à instalação de uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo.

7) Peugeot 208 com airbag duplo (testado em agosto de 2014) - quatro estrelas em proteção de passageiros adultos e três estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeça e pescoço dos ocupantes receberam boa proteção. Foram observadas estruturas perigosas na região do painel, que poderiam impactar os joelhos do motorista e do passageiro. O habitáculo foi classificado como estável.

Passageiro infantil: a cadeirinha para crianças de três anos não conseguiu evitar deslocamento para frente, mas ofereceu proteção adequada à cabeça. O desempenho da cadeirinha da criança de um ano e meio foi bom.

Cool Toyota Corolla com três airbags (testado em outubro de 2014) - cinco estrelas em proteção de passageiros adultos e quatro estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: no impacto frontal, os airbags ofereceram boa proteção à cabeça e ao peito dos ocupantes. Os joelhos do motorista receberam boa proteção do airbag de joelhos. A estrutura foi considerada estável e capaz de resistir maiores cargas.

Passageiro infantil: as cadeirinhas com Isofix evitaram deslocamento para frente, proporcionando boa proteção para ambas as crianças. O veículo tem etiquetas que alertam sobre perigos associados à instalação de uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo. Além disso, é possível desativar o airbag em um interruptor assinalado.

9) Chevrolet Onix com airbag duplo (testado em dezembro de 2014) - três estrelas em proteção de passageiros adultos e duas estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeça e pescoço dos ocupantes receberam boa proteção, mas os sistemas de retenção ofereceram proteção fraca ao peito do motorista. Foram observadas estruturas perigosas no painel que poderiam impactar contra os joelhos dos ocupantes. Próximo aos pés do motorista, o chão se abriu após o impacto, trazendo risco de ferimento.
Passageiro infantil: a cadeirinha infantil para a criança de três anos não conseguiu evitar deslocamento para frente, oferecendo pouca proteção ao pescoço e ao peito. O desempenho dinâmico da cadeirinha para o bebê de um ano e meio foi adequado, mas o carro não advertia sobre os riscos de instalar uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo.

10) Citroën C3 com airbag duplo (testado em abril de 2015) - quatro estrelas em proteção de passageiros adultos e duas estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeça e pescoço dos ocupantes receberam boa proteção, mas a região do peito dos ocupantes teve segurança marginal. Foram detectadas estruturas perigosas que poderiam impactar joelhos dos ocupantes. A carroceria foi catalogada como instável.
Passageiro infantil: a cadeirinha para crianças de três anos não conseguiu evitar deslocamento para frente e o sistema de retenção para a crianças de um ano e meio deixou exposta a cabeça do boneco. O carro não advertia sobre os riscos de instalar uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo.

11) Fiat Palio com airbag duplo (testado em julho de 2015) - quatro estrelas em proteção de passageiros adultos e três estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeça e pescoço do motorista e do acompanhante foram bem protegidos, mas o peito do motorista conseguiu uma proteção marginal. Os joelhos do motorista e do acompanhante foram impactados contra estruturas da parte inferior do painel. O habitáculo do veículo foi catalogado como estável.

Passageiro infantil: a cadeirinha infantil para três anos foi capaz de evitar o movimento para frente, oferecendo proteção aceitável para o pescoço e peito. A atuação do sistema de retenção para crianças de um ano e meio foi adequada. O veículo advertia sobre os riscos instalar uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo, mas não o suficiente para os critérios do Latin NCAP.

12) Jeep Renegade (testado em julho de 2015) - cinco estrelas em proteção de passageiros adultos e cinco estrelas em proteção infantil

Passageiro adulto: cabeças do motorista e do passageiro foram bem protegidas pelos airbags. Os cintos de segurança estavam equipados com pretensores e limitadores de carga, oferecendo proteção adequada e boa ao peito do motorista e ao do passageiro, respectivamente. As áreas dos joelhos não mostraram estruturas críticas. A carroceria foi qualificada estável e capaz de suportar maiores cargas.

Passageiro infantil: a cadeirinha infantil com Isofix para crianças de três e um ano e meio conseguiram evitar o excessivo movimento para frente, sendo a proteção para ambos os dummies adequada. A instalação das cadeirinhas conseguiu pontuação máxima graças ao claro guia de instalação. O veículo tem etiquetas que advertem sobre os riscos instalar uma cadeirinha atrás do assento do acompanhante com airbag ativo. É possível desativar o airbag do passageiro, e isso está assinalado de maneira adequada."


Referência: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/07/confira-pontuacao-dos-carros-nacionais-testados-pelo-latin-ncap.html
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