Como evitar choques ao descer do carro (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG58308-6010,00-COMO+EVITAR+CHOQUES+AO+DESCER+DO+CARRO.html)
LAURIMAR COELHO, DO DIÁRIO DE S.PAULO
Quem nunca sentiu aquela desagradável sensação de levar um choque ao colocar a mão na porta na hora de descer do carro? Essas incômodas descargas são provocadas pela eletricidade estática acumulada no corpo e no veículo. Elas estão relacionadas ao tipo de revestimento utilizado nos bancos do carro, aos tecidos das roupas que usamos e, principalmente, à capacidade que cada indivíduo tem de captar energia.
Sabe-se, por exemplo, que o emprego excessivo de tecidos sintéticos e de espuma expandida nos encostos e assentos dos bancos são favoráveis à ocorrência dessas pequenas descargas. Locais de clima muito seco também propiciam a ocorrência desse fenômeno. Estudos mostram ainda que pessoas mais obesas tendem a sentir menos os efeitos da eletricidade estática, porque a camada de gordura é mais espessa.
Essa energia surge do atrito entre o corpo, os tecidos das roupas e a forração dos bancos do carro. Ao descer do veículo, geralmente as pessoas tocam na parte metálica da porta, fazendo acontecer a descarga da eletricidade acumulada. A carroceria do veículo funciona, então, como um aterramento.
Segundo Plínio Cabral Jr., gerente de Engenharia Elétrica da General Motors, uma dica para evitar esses choques é tocar em partes metálicas do carro antes de colocar os pés no chão e não o contrário, como faz a maioria das pessoas.
O gerente de Qualidade do Pós-Venda da Citroën, Sérgio Rodrigues, explica que em grande parte a eletricidade estática vem do próprio corpo dos ocupantes do carro e é variável de pessoa para pessoa. "As que costumam andar descalças acumulam bem menos eletricidade, porque qualquer tipo de calçado evita a descarga dessa energia acumulada no corpo para o solo", explica.
Mas, segundo Rodrigues, há a energia acumulada pelo próprio veículo. "Os automóveis modernos têm inúmeros módulos eletrônicos interligados entre si e que também acumulam energia. Porém, ao desenvolver o modelo os projetistas estudam pontos de aterramento para sua liberação. Em geral, eles se situam nas colunas da carroceria, no motor, na caixa de câmbio e no assoalho."
Apesar dos pneus utilizarem borracha, que é um material isolante, o aterramento feito na carroceria é suficiente para dispersar a energia (que tem intensidade mínima) retida no carro por toda ampla área metálica da lataria.