O lendário fundador e editor-chefe da revista Playboy, Hugh Hefner, faleceu nesta quarta-feira (27) aos 91 anos. Hef pode não ser conhecido como entusiasta dos automóveis, mas muito de sua vida foi cercada e marcada por carros bem incomuns. Muitas pessoas, inclusive, não sabem que o nome de seu famoso império foi inspirado em uma fabricante (que fechou as portas em quatro anos), segundo a história.
A Playboy Automobile Company foi fundada em Buffalo, no estado norte-americano de Nova York, em 1947. Apesar de não ter chegado nem perto do sucesso obtido pelas outras fabricantes dos EUA, a pequena e respeitável montadora construiu alguns carros antes de falir em 1951.
Um total de 97 carros foi produzido entre 1947 e 1951, sendo o primeiro e mais notável o Continental. Sob o capô estava o motor de quatro cilindros que gerava 39 cv e levava o carro a 121 km/h (pelo menos, é o que dizia o material de divulgação). Com entre-eixos de somente 2,28 metros e comprimento total de 3,96 m, era um carro pequeno – ao contrário da revista lançada depois.
A Revista Playboy foi fundada em 1953. Dizem que o nome veio de um funcionário da Playboy Automobile Company, uma sugestão ao amigo do filho que batizasse sua nova revista de “Playboy”. Este amigo era Hugh Hefner.
Assim como a fabricante que a batizou, a revista colocou sua mira no público masculino. A marca de lifestyle para homens era uma das primeiras – mas não mostrava apenas mulheres bonitas. Carros eram parte integral da personalidade da Playboy, especialmente no prêmio Coelhinha do Ano, que acontecia anualmente desde a metade dos anos 1960.
A primeira Coelhinha do Ano foi Lisa Winters, em 1953. Mas foi só em 1954 que a empresa passou a premiar as vencedoras com um carro. Donna Michelle foi a primeira a receber um veículo, após vencer a disputa em 1964 – ganhou um chamativo Ford Mustang 1964 pintado de rosa claro, com motor V8 (na foto abaixo).
O prêmio continuou anualmente desde então e variou bastante, desde um estranho Lamborghini Countach Roadster, entregue à India Allen em 1988, até o Eagle Talon – nosso Mitsubishi Eclipse – (1ª imagem abaixo) de Julie Lynn Cialini, em 1995. A vencedora mais recente é Eugena Washington, em 2016, que levou para casa o novo Fiat 124 Spider. Outros carros bem únicos foram o Mazda 6 em 2009, o Volvo P1800 rosa em 1973 (2ª foto abaixo), o Plymouth Barracuda em 1967 (3ª foto) e o Shelby Series 1 em 1998 (4ª foto).
Além das Coelhinhas do Ano, Hef também era conhecido por sua coleção impressionante. A Mansão da Playboy volta e meia era fotografada com uma limousine Mercedes-Benz 600 Pullman parada em frente, normalmente ao lado da primeira geração do Maserati Ghibli ou um Mercedes-Benz 300 SL conversível, ou ambos.
Além do Coelhinha do Ano, o prêmio de Carro do Ano da revista – que já teve vencedores como Porsche 911 Carrera GTS em 2015 e Jaguar F-Type em 2014 – e seu grande envolvimento no automobilismo transformou a revista, e Hefener, numa grande influência no mundo automotivo.
Fonte:http://carplace.uol.com.br