Boa tarde!
Comprei uma EX, 2019/2020, há uns 15 dias, e estou muito decepcionado com a resolução da câmera de ré. Muito ruim. Contraste ruim e no escuro (meio escuro já é suficiente) quase nada se enxerga... Pior do que a do Civic (2014, LXS automático) e do Fit (EXL, 2016) que eu recentemente tive. A Honda vergonhosamente fez downgrade nos modelos 2019 e 2020 do HR-V, em minha opinião.
Estou reclamando, sem sucesso até o momento (01/11/2019), para a montadora.
Vejam o que escrevi para o My Honda (site internet da montadora) e também falei para uma atendente da Honda quando me ligou para falar sobre o pós venda. Elogiei o carro e o atendimento da concessionária quando me vendeu, mas, ao final, reclamei MUITO sobre a baixa qualidade da câmera:
"Fiquei muito feliz por poder adquirir há alguns dias atrás uma linda HR-V, mod. EX, 2019/2020, em substituição ao meu FIT, EXL, 2016. A HR-V realmente se tornou um carro mais macio (nova suspensão) e gostoso de dirigir. É um carro econômico e a remodulação do câmbio CVT realmente melhorou o desempenho (ficou sem lag). Ficou mais silencioso também com a melhora no isolamento acústico. Digo tudo isso porque, no dia em que fiz test drive, antes de comprar, andei num modelo 2018 (antigo) e no novo modelo 2019 com melhorias. Quanto ao veículo, no geral, estou contente!
Porém, há um senão que, a meu ver, é bastante GRAVE num carro da categoria HR-V e acima de R$ 100 mil de custo. Trata-se da baixa qualidade de sua câmera de ré. Antes de optar pela HR-V testei um Creta (Prestige 2.0, topo de linha), de preço idêntico (zero km; em oferta), e notei que a câmera de ré do Creta era muito boa, até mesmo com linhas que se movimentam (linhas duplas: reais e virtuais) para ajudar a estacionar. Aliás, minha esposa tem um Creta, Attitude, 1.6 automático, e gostamos dele, em que pese ser um modelo mais simples da Hyundai. Maior e talvez único defeito do Creta: alto consumo de combustível (e o start-stop que "enche o saco", rs). Se a Hyundai colocar CVT no Creta e conseguir fazer ele ficar mais econômico prevejo que a Honda vai perder muitos, muitos clientes.
Infelizmente, não me atentei em testar a câmera de ré da nova HR-V antes de comprar... Não me preocupei com isso porque, a meu ver, quanto mais novo um carro, mais moderno ele vai ficando e evolui. No entanto não foi isso o que notei com a câmera da nova HR-V, pois ela ficou muito ruim, com baixa resolução e não é legal de enxergar coisas, exceto em situações muito favoráveis de luminosidade e, nem mesmo assim, a consideraria boa... Facilmente apresenta áreas escuras e com baixa resolução, dificultando manobras. À noite, em regiões meio escuras (nem precisa estar muito escuro) a câmera é ainda mais sofrível. Ou seja: passa imagem de câmera ruim, daquelas compradas no Paraguai (paralelas do Mercado Livre). Claro ficou, aos meus olhos, que a Honda fez downgrade na câmera de ré em detrimento de seus clientes e da qualidade da marca Honda.
Tanto a câmera de ré de um FIT 2016 (EXL) quanto de um CIVIC 2014 (LXS, automático) que tive, eram superiores a essa câmera de ré da nova HR-V instalada numa moderna central multimídia LCD (ou LED?). Lembrando que tanto o antigo FIT quanto o antigo CIVIC não tinham central multimídia como a HR-V, mas, sim, uma simples tela TFT (ou LCD?) de 5". A câmera de ré, assim, a meu ver, não condiz com a categoria do veículo e, repito, não condiz com o que se espera da Honda. Nesse ponto fiquei bastante decepcionado!
Mais incrível ainda é ler relatos (site Reclameaqui) de que a câmera de ré do HR-V do ano 2016, por exemplo, era melhor do que a câmera do novo modelo 2019 em diante. Sentir montadora do nível da Honda fazendo downgrade em parte dos equipamentos não é nada legal para o consumidor, em minha opinião.
Finalizo, após meus relatos, com uma pergunta para a fabricante HONDA, se por acaso existir representante dela aqui no Fórum:
- Há algo que se possa fazer pelos clientes para melhorar esse problema que estou citando? Teria como trocar essa câmera de ré, adaptando, por exemplo, para outra de modelo melhor (mesmo com custo para o cliente)?"
Se alguém quiser colaborar efetuando algum comentário, agradeço. Abraço.