"As medições de retomada da QUATRO RODAS seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante. Com o método adotado, o motorista não tem como influenciar o resultado. Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados em ocasiões distintas, possam ser comparados em igualdade de condições.
Para a coleta de informações sobre velocidade e tempo, é utilizado um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. Em carros flex, o combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina.
Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros, com os pneus calibrados, o tanque cheio, o ar-condicionad desligado e as janelas fechadas.
Nos modelos automáticos, as medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso. São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens".
Para compor o ranking abaixo, foi utilizado como parâmetro a retomada de 80 a 120 km/h.
Retomada de 80 a 120 km/h (em Drive ou Sport)
Posição Modelo Tempo (em segundos)
1º Honda HR-V EXL 1.8 AT (gasolina) 7,4
2º Jeep Renegade Sport 4x4 2.0 AT (diesel) 7,7
- Ford EcoSport Freestyle 2.0 AT (gasolina) 7,7
3º Nissan Kicks SL 1.6 AT (gasolina) 9,0
- Renault Duster 4x2 2.0 AT (gasolina) 9,0
5º Chevrolet Tracker LTZ 1.8 AT (gasolina) 9,7
6º Ford EcoSport Freestyle 1.6 AT (gasolina) 9,8
7º Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT (gasolina) 9,9
8º Suzuki S-Cross 1.6 AT (gasolina) 10,7
9º Hyundai Tucson 2.0 AT (gasolina) 11,3
10° Jeep Renegade Longitude 1.8 AT (gasolina) 11,6
Simplesmente desbancou a concorrência mesmo equipados com motores turbodiesel, 2L de cilindrada e tudo mais.
Mais uma vez na frente. Este carro não para de surpreender. É líder em tudo!
Leia o teste completo na QuatroRodas