Senhores,
Seguem algumas dicas para quem desbrava a revisão em casa. Tenho a prática de faze-la, pós garantia, desde o old fit 2008 que tinha e vendi com 130kkm.
TORQUE
39 Nm (30 lb.ft) - Bujão do carter Oleo do Motor, Chave sext. 17mm
49 Nm (36 lb.ft) - Bujão do carter Óleo da transmissão, Chave encaixe quadrado 3/8”
44 Nm (32 lb.ft) - Bujão de enchimento, na caixa de transmissão, Chave sext. 17mm;
110 Nm.(82 lb.ft) - Parafuso da roda .
RODÍZIO DOS PNEUS 10.000 Km. - A Falta de rodízio causará desgaste prematuro dos pneus dianteiros. Caso queira, aproveite o momento para fazer uma limpeza na parte interna das rodas.
FILTRO E ÓLEO DO MOTOR - 10.000 Km – Antes de remover o filtro, fure-o na parte inferior com uma chave de fenda philips e ampare a saída do óleo, aguardar a drenagem. Isto evita sujar o motor de óleo quando o filtro é retirado. Na instalação, a posição para aplicar o aperto manual é difícil, então use a cinta, mas com leve aperto para evitar o travamento na próxima remoção.
FILTRO COMBUSTÍVEL 10.000 Km - (Troca opçional a cada 20.000 Km, se abastecer sempre com gasolina) SEGURANÇA: Usar recipiente, luva e óculos
1-Primeiramente desconecte os engates – Utilize a ferramenta apropriada ou desta maneira também funciona: Aperte levemente as “orelhas” da ponta da TRAVA com alicate de bico até encostar no tubo do filtro. Ao mesmo tempo, com uma chave de fenda, forçe-a levemente contra o filtro e a parte maciça do engate.
ATENÇÃO: Cuidado para não danificar os engates da tubulação do veículo;
2- Remova o suporte + o filtro da carroceria. Transefir as travas para o filtro novo e instalá-lo no suporte
ATENÇÃO: Observar a seta de sentido de fluxo do combustível, impressa no corpo do filtro.
3-Parafuse o suporte na carroceria e engate os terminais.
4-Dê partida no veículo (é normal não pegar de primeira, pois irá encher o filtro novo) e verifique se há vazamentos.
ÓLEO DO CAMBIO CVT 40.000 Km.
1-Na drenagem, o jato de óleo inicialmente é forte e, além disto, a saída é na horizontal, então, proteja o cárter e o entorno (usar saco plástico e fixar com fita crepe) e ampare (tampa plástica) a saída do óleo dirigindo-o para o recipiente, evitando contato do óleo com as partes do veículo;
2-Deixe sair o volume mais denso e, quando o filete estiver escorrendo, tampe o dreno provisoriamente e meça a QUANTIDADE DRENADA que deve estar próxima a 3,5 litros, conforme manual. Caso precise ajustar, não há problemas. Para MAIS – drene mais óleo velho ou para MENOS – devolva a diferença de óleo velho durante o abastecimento do óleo novo;
3-Limpe a ponta imantada do parafuso de dreno, removendo as partículas sólidas com um papel absorvente ou pano.
4-Substitua o anel de alumínio D18mm, instale e torqueie o bujão.
5-Introduza a mesma QUANTIDADE DRENADA de óleo pelo orifício na parte superior do motor (veja item 2). Utilize um funil com o bico prolongado ou com um com uma mangueira adaptada.
APÓS A TROCA:
-Dê a partida no motor;
-Pise firmemente no pedal de freio e mova a alavanca de câmbio lentamente por todas as marchas, parando alguns segundos em cada posição.
CASO HOUVER DÚVIDA QUANTO A QUANTIDADE DE ÓLEO QUE FOI REMOVIDA/INTRODUZIDA:
-Retirar o parafuso superior de transbordamento na transmissão e verifique o excesso ou a falta (adicionar), por um momento no fluxo constante. Recomendável manter o veículo numa superfície plana.
-Substitua o anel de alumínio, instale e torqueie o bujão superior de transbordamento.