Resolvi colocar o relato aqui por ser muito raro (tenho conhecimento de 3 casos no país) e ao mesmo tempo perigoso.
Tenho um HR-V EX 2017 semi-novo comprado em concessionária em Nov/19.
O problema que enfrentei foi o seguinte, quando acionado o Cruise Control, tanto na reta quanto em descidas ele funcionava à perfeição, porém em aclives o comportamento se tornava totalmente maluco:
Com a velocidade ajustada para 110Km/h (ocorria em qualquer velocidade), ele permitia o carro reduzir até uns 80Km/h antes de reagir, deixando de acelerar por volta de 130Km/h. A partir de então era como se o freio ativasse e perdia velocidade com muita força, nos jogando para frente, até uns 70Km/h, voltando a acelerar como se em modo esportivo, em todos os testes desliguei o sistema quando o carro passou de 165Km/h em aclives suaves e também muito íngremes (SP340 entre Jaguariúna e Holambra).
Repeti este teste uma dezena de vezes em diferentes velocidades e sempre se comprou assim, inclusive com um piloto de testes da Honda.
Deixei o carro na concessionária e agora uma semana me entregaram ele de volta com o problema solucionado, hoje ele não chega a oscilar 5Km/h. Descrição da solução que me deram na Dahruj: atualizamos o Firmware do câmbio (!).
Se alguém estiver enfrentando situação semelhante aconselho a levar diretamente à concessionária e peça pela atualização... Eles fazem isso em minutos.