Mais um texto sobre HR-V e Renegade. Matéria feita no final do ano de 2015 comparando Honda HR-V EXL e Jeep Renegade Limited Flex. Os preços estão desatualizados, mas há outros elementos comparativos. Vitória do Honda HR-V.
"COMPARATIVO: HONDA HR-V X JEEP RENEGADE
Colocamos lado a lado as versões topo de linha flex dos SUVs que balançaram o mercado em 2015
por GIULIA PAGLIARINI
26/12/2015 09h43 - atualizado às 11h17 em 26/12/2015
Dois modelos que balançaram o mercado em 2015, os únicos carros fabricados no Brasil a conseguirem cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, os mais vendidos do segmento de SUVs compactos, ambos projetos globais. Embora inseridos na mesma categoria, têm estilos muito diferentes, vantagens e desvantagens particulares. Ao final desse comparativo, respondemos qual vale sua aposta. O Honda HR-V em sua versão topo de linha EXL, com preço de R$ 92.900, responsável pela maior parte do mix de vendas, ou o Jeep Renegade Limited flex, de R$ 91.900, edição especial criada para enfrentar o rival completão.
Dirigibilidade e números de teste
O motor 1.8 flex da Jeep vai fazer você pensar: será que eu não deveria ter tirado mais R$ 8 mil do bolso para comprar o Renegade diesel? O propulsor bicombustível permitiu que o SUV tivesse um preço mais competitivo, de fato, mas comprometeu sua dirigibilidade. Antes de falar dos números de teste, explicamos.
O Renegade tem mais torque do que o HR-V e o entrega mais cedo. Mas é 164 kg mais pesado, tem relações de marcha longas e um escalonamento de torque desequilibrado. Essa soma faz com que o utilitário demore para engrenar, principalmente quando roda no meio urbano, na casa dos 50 km/h. Nesse regime de velocidade, ele costuma ficar preso na terceira marcha, da qual sai apenas quando o motorista entra nos 60 km/h. A distância entre a primeira e a segunda marcha é pequena, mas depois se estende. Basta uma leve desacelerada para que ele volte a uma marcha inferior. Pelo menos há opção de trocas manuais por aletas na coluna de direção ou na própria alavanca do câmbio.
As características elencadas acima deixam, portanto, o Renegade para trás do HR-V no quesito dirigibilidade. O rodar do HR-V é mais agradável, mérito do câmbio CVT, que equaliza muito bem o torque do utilitário compacto, entregue a 5 mil giros.
Esse desempenho é refletido nos número de testes. Em nossa pista, o Renegade levou 12,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, contra 10,5 segundos o HR-V. Na retomada de 60 a 80 km/h, os rivais ficaram praticamente empatados: 5,5 segundos para o Honda e 5,8 segundos para o Jeep. Mas nos números de 80 para 100 km/h o cenário é bem diferente. O HR-V leva 5,7 segundos para realizar a retomada, versus 7,4 do Renegade. Uma bela diferença de tempo. Isso acontece porque, como as marchas são alongadas demais depois da terceira, as transições são mais lentas e portanto as retomadas mais vagarosas.
Ainda que tenha dimensões próximas às do HR-V, as características do Renegade levam a crer que você está dirigindo um modelo bem maior. Em parte isso está alinhado à proposta de robustez do produto. Mas também colabora para essa sensação a direção elétrica do Jeep, que não é tão acertada quanto à do concorrente da montadora japonesa. No Honda, a impressão é de se dirigir um sedã, por exemplo, porém de uma posição elevada.
Espaço interno
Feito na mesma plataforma do Fit, o HR-V se destaca no quesito espaço interno pela modularidade dos bancos, também disponível no monovolume. Ele permite, por exemplo, que os bancos de trás sejam rebatidos em direção ao porta-malas para abrigar objetos altos, como vasos.
Além desse artifício, seu porta-malas é mais avantajado do que o de seu rival. São 179 litros a mais do que o do Renegade, de 283 litros. Para comparação, o hatch compacto Ford Ka tem 216 litros. Ou seja, é um espaço diminuto considerando o segmento do modelo.
É também no Honda que os passageiros traseiros têm mais conforto. Além do entre-eixos ser 4 centímetros maior que o do concorrente, o modelo tem o piso quase plano na traseira, o que permite que o ocupante central seja melhor acomodado, vantagem de muitos Honda. No Renegade, o espaço entre os joelhos dos ocupantes e os bancos dianteiros é menor e o passageiro que for no meio será prejudicado pelo túnel central elevado. Mas seu formato tipo caixinha garante boa área de cabeça para os mais altos.
Independente de como são acomodados, todos os passegeiros traseiros viajam seguros. Isso porque os dois SUVs compactos têm encostos de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes.
Equipamentos, tecnologia e segurança
Aliás, o investimento em segurança foi pesado para que os modelos conquistassem cinco estrelas tanto para proteção de adultos quanto para a de crianças nos testes de colisão do Latin NCAP. A diferença de pontuação foi ínfima: 60 para o Honda e 59,66 para o Jeep. Ambas versões são equipadas com airbag duplo, controle de tração e estabilidade, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, sistema para alerta de frenagem rápida e assistente de partida em rampa.
O pacote de segurança, portanto, é bem servido nos dois. Na configuração Limited, especificamente, o Renegade conta com seis airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos) e com sistema de monitoramento de pressão dos pneus. No HR-V EXL, há quatro airbags (duplos e laterais).
Outros itens interessantes presentes em ambos os modelos são: piloto automático, central multimídia com tela sensível ao toque e GPS, freio de estacionamento elétrico e farol de neblina. O Renegade se destaca com itens como sensor de estacionamento traseiro, ausente no rival, e ar-condicionado digital duas zonas. Já o HR-V se diferencia, por exemplo, com a presença de retrovisores eletricamente rebatíveis com função tilt down.
De uma forma geral, os comandos são mais amigáveis no Jeep do que no Honda. Em parte, isso se deve à presença do quadro de instrumentos digital de sete polegadas, que fica no lugar do computador de bordo comum. Normalmente trata-se de um opcional, mas na edição Limited ele vem de série. Nessa tela, o condutor pode selecionar se quer ver qual música está sendo reproduzida no momento ou a velocidade do veículo, por exemplo. Por isso fica mais fácil manejar, por exemplo, o limite de velocidade que você quer para o controle de cruzeiro.
Na ponta do lápis
Os custos de manutenção do SUVs compactos são bem semelhantes. O HR-V só sai na desvantagem quando o assunto é cesta de peças. São R$ 4.919 pelo pacote que inclui um farol direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado, filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.
Aferimos as médias de consumo dos modelos com etanol e ambas ficaram na casa dos 9,2 km/l. Mas no consumo urbano, o Renegade deixou muito a desejar. Em nossos testes, o crossover fez 6,4 km/l, contra 8,2 km/l do HR-V.
Vencedor: Honda HR-V
Com o conjunto mecânico melhor acertado e um espaço interno mais generoso, o Honda HR-V torna-se a melhor escolha nesse comparativo, sobretudo para aqueles consumidores que pretendem usá-lo principalmente no meio urbano. Em relação à tecnologia, equipamentos e itens segurança, os dois empatam.
O Renegade continua sendo uma boa compra, além de ser o modelo mais intuitivo num geral. Mas ele aparece em sua melhor versão com o motor diesel sob o capô, quando oferece tudo aquilo que se pode esperar de um SUV compacto offroad, especialmente em desempenho."
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/12/comparativo-honda-hr-v-x-jeep-renegade.html